2012/06/08

Mãe desnecessária

O texto não é meu, mas uma vez que concordo plenamente com o seu teor e o texto é lindo, vou partilhar. É interessante...


MÃE (desnecessária)   - Marcia Neder
A boa mãe é aquela que vai se  tornando desnecessária com o passar do tempo.
Várias vezes ouvi de um   amigo psicanalista essa frase, e ela sempre me soou estranha. Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos. Uma batalha hercúlea, confesso.
Quando começo a esmorecer na luta para controlar a super-mãe que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara.Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária. Antes que alguma mãe apressada me acuse de desamor, explico o que significa isso.
Ser "desnecessária" é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também.
A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical.
A cada nova fase, uma nova perda é um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho, porque o amor é um processo de   libertação permanente e esse vínculo não pára de se transformar ao longo da   vida. Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo.
O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no   fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis.
Pai e mãe - solidários - criam filhos para serem livres.
Esse é o maior desafio e a principal   missão.
Ao aprendermos a ser "desnecessários", nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar.

"Dê a quem você Ama   :

Asas para voar... - Raízes para voltar... - Motivos para   ficar... " - Dalai   Lama




"Feliz aquele que   transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora   Coralina.

2 comentários:

Paula M disse...

E que texto!

Bom fim de semana

Rute Alves disse...

Gostei do texto e realmente faz sentido! Bjocas